top of page

A pele

Na Eutonia, o trabalho de estimulação da pele é primordial. Através do toque com objetos ou o corpo de outra pessoa, ampliamos a percepção corporal, a sensibilidade e a possibilidade de contato real com o outro.

A pele exerce diversas funções, desde informar ao cérebro o que acontece nas outras partes do corpo até a delimitação e percepção do corpo como um todo, dando-nos o sentimento de continuidade de ser. Nossa existência no mundo.

A pele é ainda responsável pela regulação térmica, defesa, percepção e proteção do organismo. É consituida de duas partes: derme e epiderme. Esta última é recoberta por queratina, proteína que impede e entrada de muitos micro-organismos.

A derme, mais profunda, possui terminações nervosas com sensores especializados para as diversas qualidades de sensações: calor, frio, pressão, sensibilidade de formas, volumes, texturas, além de sensores que ajudam a regular a intensidade de força necessária para tocar, manusear ou segurar objetos.

A pele é um orgão protetor (abriga ainda celulas imunitárias) , mas também um órgão sensorial, permitindo-nos ter impressões que, elaboradas, originam pensamentos e sentimentos em relação ao mundo que nos cerca. Vivenciamos a pele como um envelope, invólucro que protege, excita, provoca sensações e memórias afetivas.

Através dela, entramos em contato com o mundo; por meio dela, o eu se desloca para o outro e o traz para si, num intercâmbio fluido. Gestos como um aperto de mão, um beslicão ou um caloroso abraço, têm a pele como mediação entre o eu e o outro. No contato com outro ser, a partir de um simples toque, toda uma cadeia de relações se estabelece, associando memórias, coisas já vistas ou ouvidas, cheiros e paladares sentidos. As sensações táteis, associadas aos outros sentidos, são organizadas pelo sistema háptico (através do qual a sensação tátil ganha uma representação mental) e exercem importante papel na experiência humana.

A Eutonia busca uma possibilidade de estar aberto a esse processo de interiorização e ao flutuar da existência, a cada momento e lugar.

meus pes.jpg

bottom of page